Bem-EstarDieta

10 dicas para não sair da dieta no final de ano

Especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, dá 10 dicas para não sair da dieta e curtir as ceias de Natal e Ano Novo de forma consciente

Manter uma alimentação equilibrada em meio às comemorações de final de ano pode ser um grande desafio, mas não se desespere! Pensando nisso, a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri – do 5S Estilo de Vida Saudável – afirma que é possível aproveitar as festas sem prejudicar a boa forma. “Basta ter disciplina e consciência sobre os alimentos e bebidas ingeridos”, explica. Confira!

1. Alimentação pré-festas

Procure alimentar-se de forma equilibrada e leve durante os dias antes do Natal e Ano Novo, pois durante as ceias é provável um maior consumo de calorias extras. Não chute o balde antes só porque sairá da dieta durante as festas!

2. Escolha das bebidas

Troque o refrigerante e sucos industrializados por sucos verdes, ponche de frutas ou até mesmo um coquetel de frutas sem álcool.
Para as pessoas que desejam ingerir bebida alcóolica, aconselho trocar o champagne, por exemplo, por vinho tinto seco que contém uma porcentagem de antioxidantes. Entretanto, beba de forma moderada e sem exageros.

3. Sem beliscar

Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia ou antes dela ser servida. Isso fará com que você consuma um número bem maior de calorias, sem perceber.

4. Comece pela salada

Por serem ricas em vitaminas, minerais e fibras, as saladas proporcionam a sensação de saciedade e ajudam no controle de exageros durante a noite. Use molhos funcionais e saudáveis para temperá-las substituindo a maionese ou creme de leite por iogurte desnatado, por exemplo.

5. Coma de tudo, mas com moderação!

A variedade de alimentos nas ceias costuma ser grande e, nesse caso, pode experimentar de tudo um pouco, porém em pouca quantidade. Preferencialmente, escolha proteínas como tender, peru e peixe, pois contém menos gordura, e gorduras boas como oleaginosas, abacate, azeite e azeitonas, que são comuns nas festas de fim de anos. Evite também alimentos prontos temperados por conta da quantidade de sódio que eles carregam.

6. Faça trocas inteligentes

Utilize grãos como quinoa, linhaça e arroz negro para substituir o tradicional branco. Já na clássica farofa presente nas ceias, por exemplo, substitua ingredientes como bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos por damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida.

Além disso, na hora de escolher as frutas frescas para compor a mesa da ceia, prefira melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa, pois possuem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o corpo. As versões secas e cristalizadas podem ser consumidas, desde que sem exageros, pois contêm o dobro de calorias.

7. Hidrate-se!

Beber água é fundamental, tanto para gerar saciedade quanto para ajudar na desintoxicação de um possível excesso. Além disso, a água é uma ótima aliada para ajudar a evitar a retenção hídrica, visto que a maioria dos alimentos de festas possuem alto teor de sódio.

8. Sobremesa free

Na hora da sobremesa, escolha sua preferida ou algo bem exótico que nunca tenha experimentado. Lembre-se: você pode comer de tudo, mas não precisa comer tudo!

Além disso, use e abuse da criatividade para elaborar sobremesas deliciosas e saudáveis como panetone de chocolate 70% cacau com frutas secas, mousse de chocolate meio amargo com chia, pudim de chia com morango com leites vegetais na receita, entre outros.

9. Não deixar de lado os exercícios

O treino é importante sempre! Seja antes, durante e após os feriados, e ele não deve ser enxergado como forma de compensação, nem punição nem de recompensa. O exercício deve ser feito com plena consciência de toda sua contribuição na sua saúde, lembrando sempre dos grandes prejuízos de ser sedentário.

Portanto, mantenha as atividades físicas nessa época, mesmo estando em férias, procure fazer uma caminhada ou alguma atividade mais leve e rápida, isso auxilia o organismo a continuar acelerado e consequente queimando calorias.

10. Exagerou? Siga em frente!

As pessoas costumam desistir do processo da dieta após um deslize na alimentação, mas o importante é superar o “escorregão”. O que tende a acontecer é ocorrer deslizes grandes e sequenciais. Exagerou hoje? Tudo bem. Respire e siga em frente.

Estas valiosas dicas para não sair da dieta são sempre bem-vindas, não é mesmo? Para mais dicas de vida saudável, você encontra em nossa seção de bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *