7 dicas de ouro para ter um dia mais produtivo

Mais um dia de correria e você chega no final com a sensação de que não consegui cumprir suas metas do dia e que poderia ter sido um dia mais produtivo. A sua mesa de trabalho continua cheia de papéis e os seus projetos continuam inacabados. Se identificou? Não se preocupe, pois você não é o único que passa por isso.

Muitas pessoas sofrem do mal da desorganização mental. Elas simplesmente não conseguem finalizar seus projetos, porque não tem o hábito de organizar seus pensamentos, criar uma rotina e ou traçar metas de forma correta para alcançar seus objetivos.

Pensando em mudar esta chave a ajudar a resolver esta situação, a especialista em organização Débora Quirino Ibrahim, do blog Maria Arruma Tudo, elaborou sete dicas que vão dar o empurrão que você precisa para nunca mais atrasar um projeto, estudos ou mesmo aquela organização das gavetas que você está adiando há meses.

 

Durma bem

Muitos artigos sobre produtividade provavelmente vão orientar para acordar cedo, mas a especialista acredita que isto depende da sua rotina de horários. Se você trabalha das 16h às 22h por exemplo, o seu cedo não começa às 7h horas da manhã, certo? Então o importante que tenha suas oito horas de sono.

 

Desperte seu corpo e sua mente

Débora orienta que antes de levantar, se espreguice muito! Pois, quando você alonga os músculos, a circulação sanguínea é ativada e o cérebro recebe o comando de que é hora de despertar. Então, faça bastante movimentos de alongamento ainda na cama. E quando levantar ainda dê aquela esticada para despertar de vez.

Outra ação importante é beber água. Um corpo hidratado tem resposta muito melhor aos estímulos e deixa a pessoa mais disposta. Para completar o ritual matutino, tome um banho.

 

Alimente-se bem!

Prepare um belo café da manhã. Sem esquecer as frutas e os carboidratos, pois são eles que vão te dar energia. A especialista brinca: “Saco vazio não para em pé”.

 

Organize as ideias

Faça a agenda funcionar ao seu favor. Ela vai ajudar e muito a sua mente! Anote tudo o que for importante, organize por prioridades e depois transfira para um quadro de tarefas mensais, semanais e diárias.

Se você preferir usar uma agenda virtual, Débora sugere começar com o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de projetos bem fácil de utilizar e na qual também é possível trabalhar em grupo por meio de compartilhamento de tarefas.

 

Não perca tempo com as mídias sociais

Vilões da produtividade, as mídias sociais consomem cada vez mais o tempo das pessoas, mas se você precisa delas para trabalhar (e somente assim) aprenda a usá-las a seu favor e dentro do seu tempo:

Não leia as mensagens ao acordar, deixe para realizar esta tarefa depois do café e antes de começar o dia de trabalho.

Estipule um tempo máximo para esse processo. Se 15 minutos forem suficientes para você ler tudo o que é importante, não ultrapasse esse tempo. Se precisar freiar esse impulso, use um cronômetro.

Só mantenha as notificações no celular ou no computador para o que for realmente importante para o seu trabalho. Aquele barulho insistente de  mensagens chegando tira sua concentração e se você se distrair com eles não vai conseguir focar no que estiver fazendo.

Aproveite o tempo ocioso para atualizar as redes. Débora diz que atualiza suas mídias quando está em um restaurante aguardando um almoço, na fila do banco ou no dentista, por exemplo.

 

Tenha foco

Estabeleça um objetivo e crie um plano de metas e tarefas para cumprí-lo.

Defina as metas por prioridade. Se pergunte, o que é mais importante terminar primeiro?

Faça em primeiro lugar o que for mais fácil de executar, assim sua mente vai entrando no ritmo. Depois, parta para as tarefas em grupo e por último, deixe o que lhe dá prazer em fazer.

Sempre realize uma tarefa de cada vez, mantendo a concentração e o foco. Ser multitarefas não é tão produtivo quanto parece.

 

Começe um dia antes

Débora lembra que depois de criar o hábito de manter uma agenda, é importante lembrar que ela precisa ser checada e atualizada diariamente. Não termine seu dia antes de revisar tudo o que foi feito. Anote as pendências e avalie se o método que você utilizou foi produtivo ou se será necessária uma mudança de estratégia.

 

Gostou das dicas da especialista para tornar o seu dia mais produtivo? Então comece agora mesmo. Aproveite as ideias e aja. Só depende de você!

 

Para mais dicas sobre bem-estar e comportamento, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *