Bem-EstarSaúde

Conheça os cuidados após a extração de dente

Em geral, os motivos para um ou mais dentes serem extraídos estão relacionadas à cárie, traumas ou posicionamento errado dos dentes. A extração de dente é um processo cirúrgico que causa receio e desconforto para algumas pessoas, mas o procedimento hoje conta com técnicas avançadas de odontologia, além da utilização de anestesias que eliminam o desconforto.

Mas é importante lembrar que mesmo com estas técnicas avançadas, existem cuidados que precisam ser tomados para que não aconteçam complicações pós-operatórias. Pensando nisso, Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, detalha algumas recomendações, com o objetivo de tirar as principais dúvidas sobre o tema.

 

Confira os cuidados após uma extração de dente

Repouso e compressa com gelo

Segundo a dentista, após a extração de dente, é obrigatório o repouso e é necessário evitar calor do sol e do fogão por alguns dias. Este cuidado ajuda a não estimular a circulação sanguínea no local da cirurgia, pois isso pode acarretar problemas como sangramento e infecções. A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. “A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela extração”, explica Rosane.

 

Alimentação

A especialista destaca que é preciso evitar opções quentes por, pelo menos, 24 horas, pois a região de onde o dente foi retirado estará sensível e pode voltar a sangrar. “Portanto, dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. O paciente deve tomar água à vontade e deve evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo”, orienta a dentista.

 

Higienização

De acordo com Rosane, a higienização dá área onde houve a cirurgia tem que ser feita na frente do espelho, com o uso uma escova de dente com cerdas macias e com pouca quantidade de creme dental, para que haja pouca espuma.

“Minha dica é utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Além disso, o paciente não pode bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias”, afirma a especialista.

 

Álcool e tabaco

A dentista, da Caixa Seguradora Odonto, alerta que tanto o tabaco e o álcool estão proibidos até a cicatrização da cirurgia. Por fim, ela orienta que os medicamentos e os horários de uso devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor forte ou febre, é necessário entrar em contato com o cirurgião-dentista que realizou o procedimento o mais rápido possível.

“Não dê ouvidos a qualquer conselho doméstico e não tome nenhum medicamento por conta própria. Também é fundamental comparecer à consulta de retorno ao dentista para a remoção dos pontos, avaliação da cicatrização e esclarecimento de eventuais dúvidas”, conclui Rosane.

 

Para mais artigos de saúde, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *