GastronomiaReceitas

Como preparar o waffle perfeito

Feitos com uma mistura de farinha, ovos, manteiga derretida e leite, o waffle fica pronto rapidinho. Prepare-se para aprender a fazer o waffle perfeito

Esta delícia pode ser servida com uma grande quantidade de acompanhamentos que podem ser doces ou salgados, desde caldas de chocolate, mel ou presunto e queijo. Tudo depende da sua criatividade. O céu é o limite!

O segredo do waffle perfeito está na farinha, que deve ter adição de fermento e bicarbonato de sódio, assim se pode conseguir uma massa fofa e leve. Ainda é possível misturar com ovos, leite, iogurte natural, leite de coco e até cerveja para conseguir uma massa mais grossa como a das panquecas.

Também pode-se adoçar, caso seja se sua preferência. Bem como acrescentar um pouco mais de óleo ou manteiga. Vai depender da receita que você está preparando.

Uma dica importante é que você deve assar os waffles assim que a massa for preparada, pois isso maximiza os efeitos dos agentes de crescimento. E não deixe de servir assim que estiverem prontos.

 

A escolha da máquina de waffle

Os waffles eram originalmente preparados em duas chapas articuladas, aquecidas no fogão e cobertas com a massa espessa. Mesmo sendo possível ainda encontrar destas chapas à venda, elas foram substituídas pelas máquinas elétricas. São mais rápidas e bem fáceis de usar. Os aparelhos têm termostato, controle de temperatura, dispositivos para mostrar quando a máquina já está quente o suficiente e sinal sonoro que avisa quando os waffles estão prontos.

Como qualquer outro aparelho eletrodoméstico, existem máquinas de vários tamanhos e preços. Existem modelos para preparo de dois, quatro ou até seis waffles simultaneamente. As máquinas mais comuns preparam quatro waffles retangulares, mas existem outras com formas diferentes, como corações. Outra característica bacana é que a maioria dos modelos não requer que viremos o waffle durante o preparo, pois as chapas são aquecidas dos dois lados.

 

A escolha acertada

Para dar uma mão na escolha do modelo, tente imaginar a frequência de uso. Caso seja para um brunch ocasional, escolha uma das marcas mais baratas. Algumas têm chapas destacáveis e antiaderentes, que além de facilitar a limpeza, também podem ser trocadas por chapas para preparo de sanduíches.  Estes modelos em geral são um pouco mais caros, mas têm esta versatilidade de entregar a você duas máquinas em uma.

 

Usando pela primeira vez

Não esqueça de ler o manual do fabricante, pois alguns deles orientam que as chapas sejam untadas e aquecidas, sem qualquer massa, antes do primeiro uso. Outros informam que as chapas devem ser untadas antes de cada uso. A maneira mais fácil de untar as chapas com óleo, azeite ou manteiga é usando um pincel culinário. Caso você tenha um spray borrifador, esta tarefa será ainda mais fácil.

Preaqueça a máquina e ajuste a temperatura, seguindo as instruções do manual do fabricante. Dependendo do modelo, isto pode levar de 5 a 10 minutos. Sendo assim, prepare a massa enquanto aparelho aquece.

 

Está na hora de assar o waffle perfeito

Quando a luz se apagar e o sinal sonoro soar, use uma concha para colocar massa no centro da chapa. Cuidado para não colocar colocar demais, porque ela vai vazar durante o processo. O peso da chapa superior distribui a massa. A receita que daremos a seguir rende quatro waffles retangulares, então ajuste o volume da massa ao tamanho do aparelho ou asse em duas levas, caso seja necessário.

Como regra geral, os waffles estarão prontos quando o vapor cessar. Caso não tenha certeza, levante a tampa um pouco e confira. Além de crescer, devem estar dourados. Se estiverem grudados, provavelmente ainda não assaram o tempo necessário.

Quanto estiverem prontos, utilize uma espátula antiaderente e solte as bordas com cuidado para não arranhar as chapas. Transfira os waffles para os pratos e sirva com a cobertura  escolhida.

Lembre-se de assar somente a quantidade necessária, pois eles devem ser consumidos imediatamente. Além disso, não se esqueça de desligar a máquina ao terminar.

 

Hora da limpeza

Caso sejam destacáveis, retire as chapas e lave com esponja macia em água morna, enxágue bem e seque. No caso das fixas, passe um pano úmido e retire com cuidado qualquer resíduo de massa, não esquecendo as laterais do aparelho. Para retirar os resíduos mais resistentes, raspe cuidadosamente com espátula antiaderente.

 

Receita
Waffles de chocolate com banana

Esta combinação deliciosa, apreciada por pessoas de todas as idades, pode ser servida a qualquer momento. A calda pode ser feita na véspera e guardada na geladeira. O que sobrar você pode aquecer  para colocar sobre o sorvete.

Ingredientes
Calda de chocolate
  • 140 g de chocolate amargo em pedaços
  • ⅔ de xícara (chá) de leite
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
Chantilly
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
Waffles
  • 3 bananas
  • Suco de 1 limão grande
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 ovo
  • 2/3 de xícara (chá) de leite

 

Modo de preparo
  • Para a calda, aqueça delicadamente o chocolate, o leite e o açúcar em uma panela pequena. Mexa até a mistura ficar uniforme e reserve.
  • Derrame o creme de leite em uma tigela e acrescente o açúcar e a essência de baunilha. Bata até formar picos firmes e reserve.
  • Amasse uma das bananas com um pouco de suco de limão. Fatie as outras 2 bananas e misture e com o resto do suco de limão.
  • Preaqueça máquina de waffles. Peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio em uma tigela. Em outro recipiente, bata a manteiga, o ovo e o leite junto com os ingredientes secos até obter uma massa homogênea. Adicione a banana amassada e bata mais.
  • Coloque a massa na máquina, tampe e asse até dourar e crescer bem.
  • Distribua os waffles nos pratos, cubra com colherada de chantilly, bananas fatiadas e um pouco de calda de chocolate. Coloque o restante da calda em uma molheira e sirva.

 

Rende 4 porções

 

Agora que você sabe como preparar o waffle perfeito e tem uma receita deliciosa, mãos à obra! Prepare aquele café da manhã ou brunch para a família e receba todos os elogios.

Gostou destas dicas e da receita? Acesse aqui e descubra mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *