Dicas para acelerar o metabolismo e aliviar os exageros de final de ano

A comilança de Natal e de Ano Novo acabou. É hora de fazer os ajustes na  alimentação para ajudar a acelerar o metabolismo e, assim, colaborar com o processo de queima de calorias consumidas durante as festas de final de ano.

Confira algumas dicas simples do médico fundador da Emagrecentro e membro da sociedade brasileira de nutrologia, Edson Ramuth e, da nutricionista Nathália Borghi, da Green Station, para acelerar o metabolismo.

Nunca esqueça o café da manhã

Após uma noite de jejum, o corpo precisa de componentes para acelerar o metabolismo. Deixar de lado o café da manhã pode diminuir a capacidade do organismo em queimar gordura, afinal ele vai querer conservar energia. Segundo Ramuth, o ideal é fazer a refeição até uma hora após acordar.

Potencialize a salada com peixe

O consumo da salada durante o almoço, ou jantar, é importante porque é rico em fibras e nutrientes. Uma sugestão da Nathália é acrescentar salmão na salada impulsiona bastante o metabolismo. Outra dica é levar mais tempo para mastigar, pois assim o cérebro tem mais tempo para registrar que o corpo está satisfeito.

O estresse atrapalha também na balança

O hormônio cortisol do estresse pode causar estragos até na balança. Quando os níveis desse vilão estão muito altos, ele dificulta a desenvoltura do corpo em queimar gordura. “Pratique atividade física. Isso aumenta a longevidade, ameniza o nervoso do dia a dia e, acelera o metabolismo”, diz Ramuth.

Nunca pule as refeições

Engana-se quem acha que irá emagrecer se deixar de jantar, pois pular as refeições pode induzir o corpo a armazenar mais calorias quando é alimentado, porque ele acredita que não está recebendo comida suficiente. Nathália reforça que fazer todas as refeições diariamente mantém os níveis de açúcar no sangue consistentes e, isso favorece que o metabolismo funcione de maneira correta.

Tenha uma noite de sono tranquila

Uma noite de sono de oito horas ajuda a acelerar o metabolismo. Ramuth recomenda que é importante também ficar sem o celular uns 30 minutos antes de dormir, pois a luz emitida do aparelho cria dificuldades para a mente relaxar e ter um sono tranquilo.

Cuidado com a hidratação

Beber água é muito importante para o funcionamento do corpo. Segundo a Nathália, além disso, a água otimiza as reações químicas do organismo, o que faz com que o metabolismo seja mais eficiente.

 

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